Como lavar a cortina muito suja e deixá-la cheirosa?

Como lavar a cortina muito suja e deixá-la cheirosa?
2 anos atrás

Como suas cortinas são limpas? A remoção de ácaros e poeira acumulada de sua casa exige a limpeza regular dos tecidos e itens que compõem a sua decoração. Com isso em mente, é importante saber como limpar cortinas de forma eficaz.

De fato, se trazem aconchego e beleza para os ambientes, essas peças também absorvem a sujeira, o pó e os cheiros do local, provocando inclusive crises nos moradores alérgicos. 

Para te ajudar, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema a seguir. Acompanhe e tome nota das nossas dicas! 

Como lavar cortina na máquina?  

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que nem todos os tecidos e materiais podem ser limpos na máquina ou higienizados em casa. As cortinas de composição mais nobre e delicada pedem uma limpeza profissional em lavanderia

É o caso de tecidos como seda, linho, veludo, algodão cru e shantung: esses são materiais mais finos que podem encolher ou estragar caso sejam colocados na máquina. 

Por sua vez, as cortinas de voal, poliéster e algodão pré-encolhido podem ser lavadas em casa – desde que sejam pouco volumosas e sua lavadora tenha capacidade para tal. 

1. Aspire para retirar o excesso de pó 

Antes de tudo, aproveite a facilidade do aspirador para remover o excesso de poeira que se acumula nas cortinas. Para a tarefa, utilize o bocal de escova e aspire todo o comprimento do tecido. 

2. Retire todos os acessórios 

Retire ilhós, argolas e todos os acessórios removíveis para evitar estragos. Uma alternativa é amarrar as argolas e ilhós entre si com um cadarço, evitando que eles se choquem e danifiquem o tecido. 

3. A cortina está muito suja? Deixe de molho 

Caso sua cortina tenha acumulado muita poeira, esteja manchada e precise de um tratamento extra, deixe-a de molho em água fria por 40 minutos. Na água, dilua sabão de coco ou sabão em pó.

4. Coloque somente a cortina (sem forro) na máquina 

Na hora de colocar a cortina na máquina, nada de misturar a peça com o forro ou outros itens de roupa, cama, mesa e banho. Opte pelo ciclo suave de lavagem e priorize o sabão líquido (que dilui mais facilmente e diminui os resíduos no tecido). 

A temperatura ideal para lavagem depende da composição de cada cortina. A água quente, no entanto, costuma funcionar bem na maioria dos tecidos, colaborando para a remoção de manchas. 

Atenção: quando o assunto é como lavar cortina, o uso de amaciante não é aconselhado, já que pode marcar e manchar a peça. Evite também a centrifugação, que pode danificar detalhes da cortina e até mesmo seu eletrodoméstico (se houver partes sólidas). 

5. Devolva a cortina para o trilho ou varão para secar 

De volta ao seu “lugar de origem”, as cortinas secam com o caimento certo, além de se “auto-alisarem” no processo. Seque em local ventilado. 

Como lavar cortina blecaute? 

No caso da cortina blecaute (ou “blackout”) de plástico ou PVC, a máquina não é uma opção. Para lavá-la, faça uma solução de água e sabão neutro, utilizando uma esponja macia para esfregar o material. Se a peça tiver manchas de mofo, uma dica valiosa é misturar um pouco de vinagre branco na solução

Em seguida, passe um pano úmido para remover o excesso do sabão e deixe a cortina de PVC  secar naturalmente e à sombra. Nada de secadora! 

No caso da cortina blecaute de tecido, o procedimento é basicamente o mesmo que descrevemos no passo a passo anterior. Remova os acessórios, ajuste no ciclo para roupas delicadas na máquina, prefira o sabão neutro/líquido e deixe secar em ambiente ventilado e à sombra. 

Como lavar cortina persiana? 

As persianas acumulam bastante pó e exigem uma atenção mais frequente na higienização. No dia a dia, use o aspirador (no bocal de escova) ou o espanador para remover a poeira e evitar a proliferação de ácaros, ao menos uma vez na semana. O pano úmido também pode ser utilizado. 

Para uma limpeza mais profunda, remova primeiro o pó, retire as lâminas do trilho e coloque-as de molho em balde com água e sabão neutro. Depois, esfregue suavemente com uma esponja macia. 

Esse procedimento, no entanto, não é indicado para todas as composições e tipos de persianas. Na dúvida (e para a higienização completa), sempre conte com a ajuda de uma lavanderia. 

Cuidados específicos para cada material 

  • Cortina de algodão pré-encolhido: é um tecido tranquilo, que pode ser lavado à máquina e com sabão normal;
  • Cortina romana: use um espanador;
  • Cortina do tipo rolô: desenrole a peça completamente e aspire dos dois lados; 
  • Cortina do tipo painel: use apenas pano úmido embebido em detergente neutro;
  • Cortina de voal: o ideal é lavar à mão. Se optar pela máquina, sempre lave no ciclo suave e sabão neutro, como o de coco;
  • Cortina de veludo: para a limpeza, basta escovar a peça com um pano de camurça umedecido em água morna;
  • Cortina de renda: delicada, essa cortina demanda lavagem à mão ou um saco de proteção para ir à máquina; 
  • Cortina de linho, seda e algodão puro: tecidos nobres, que exigem higienização especializada em lavanderia. 

Com qual frequência lavar as cortinas? 

De maneira geral, basta uma lavagem completa ao ano. Entretanto, em casas com moradores alérgicos e ambientes úmidos (onde os ácaros se proliferam mais facilmente), o indicado é aumentar essa frequência para 3 ou 4 vezes ao ano

Vale lembrar, ainda, outros cuidados do dia a dia: 

  • se a cortina de tecido estiver muito exposta ao sol, conte com a proteção de um forro. A luz solar desbota e desgasta o material;
  • passe aspirador semanalmente, removendo o excesso de pó;
  • limpe também os acessórios da cortina com aspirador ou pano úmido. Para os acessórios metálicos, o pano úmido é o mais aconselhado. 

Se você prioriza a praticidade e deseja prevenir as crises alérgicas, escolha cortinas de materiais duráveis e simples de limpar. 

Ficou na duvida? Entre em contato agora mesmo com um dos especialistas da Cor Cortinas e Persianas:

Telefones: (31) 98344-8191
Email: [email protected]
Endereço: Rua Desembargador Lincoln Prates, 131, bairro Itapoã; CEP 31710-650, Belo Horizonte, MG