Como lavar cortinas de vários modelos e tipos corretamente?

Como lavar cortinas de vários modelos e tipos corretamente?
2 anos atrás

As cortinas são um item essencial em nossa casa. Além de proteger o ambiente do vento e da sujeira, também oferecem sombra e privacidade. Além disso, eles acabam como enfeites também. Por isso, é muito importante mantê-los limpos e bonitos. É por isso que vamos te ensinar dicas de como limpar todos os tipos de cortinas! Confira todas as nossas dicas incríveis!

Confira as dicas para lavar cortinas

As cortinas costumam ser um item esquecido na faxina. Assim, apenas nos lembramos de que precisam ser limpas quando estão pedindo “socorro”. Por geralmente serem grandes e difíceis de retirar do lugar, podem passar um tempo maior sem serem devidamente limpas. Então, vamos te passar dicas para lavar cortinas de vários tipos, por isso, fique com a gente!

Inicialmente é preciso dizer que as cortinas da casa precisam ser lavadas para impedir acúmulo de poeira, fungos e ácaros, por exemplo. Então, veja a seguir, diversos tópicos que irão te ajudar nessa tarefa.

Antes de lavar

Crie o hábito de aspirar o pó de suas cortinas pelo menos uma vez por semana. Então, lembre-se que por ficarem entre a parte interna e externa da casa (janelas e portas), elas podem concentrar muito pó.

Antes do grande dia da lavagem das cortinas, você pode também higienizá-la. Então, tire o pó e depois borrife uma solução de vinagre de álcool e bicarbonato em toda a sua extensão.

Como lavar as cortinas

Um bom período seria a cada dois ou três meses. Aliás, sempre considere alguns procedimentos para que, nesse intervalo, não acumulem sujidades.

Uma observação importante é que antes de lavar as cortinas, considere o material de que ela é feita. Assim, você poderá selecionar os produtos que irá usar para lavar.

Caso tenha alguma dúvida sobre produtos que podem ser usados na sua cortina, consulte a etiqueta ou pergunte para um profissional.

Detalhe

Retire todas as partes que podem ser removidas da cortina antes de lavar: argolas, ilhoses e outros que podem danificar a cortina no processo de lavagem. Atente-se, também, na própria máquina de lavar. Portanto, limpe os acessórios separadamente.

Uma lavagem para cada tipo de tecido

As cortinas, de modo geral, podem ser lavadas na máquina de lavar. Porém, tenha atenção para seguir à risca as instruções sobre os ciclos de lavagem. Atente-se, ainda, à capacidade da sua máquina para não danificar nem a cortina nem o eletrodoméstico.

Use basicamente água e sabão. Se as cortinas tiverem cor, em momento nenhum use água sanitária para não manchar a sua peça!

Se suas cortinas estiverem muito sujas, deixe-as de molho com sabão neutro (de preferência líquido). Já para retirar manchas e desencardir, acrescente vinagre e bicarbonato de sódio! A quantidade de ingredientes vai depender do tamanho de sua cortina. Para finalizar a lavagem de cortinas, não se recomenda o uso de amaciantes, pois eles podem causar manchas no tecido. Então, evite a todo custo centrifugar!

Cuidado com os tecidos delicados!

Em cortinas com panos muito delicados, tenha ainda mais atenção quando for colocar na máquina. Caso não se sinta segura de fazer a lavagem em casa, sempre é possível achar profissionais especializados para a lavagem e higienização. Então, em alguns casos, vale mais o investimento na mão de obra de um profissional do que correr o risco de estragar um tecido delicado.

Caso suas cortinas não sejam de tecido, mas sim de PVC como geralmente são as cortinas blackout, lembre-se que não é recomendável lavar na máquina. Assim, o melhor aqui é retirá-las, limpar o bastão e acessórios e, sem seguida, usar uma solução simples de limpador e um pano úmido. Esse tipo de cortina, diferente das cortinas de tecido e coloridas, não impede o uso de alvejantes caso tenham manchas. Entretanto, é necessário ter toda a atenção para retirar completamente o produto (com água) para que não fiquem manchas.

Importante! Lave a cortina e o forro separadamente!

Dica: cortinas de veludo não devem ser lavadas. Então, apenas use água morna e um pano de camurça, escovando a peça em uma única direção!

E o processo de secagem?

Não é recomendável colocar cortinas em secadoras de roupas, Afinal, este processo pode, em alguns tecidos, causar encolhimento da peça.

O ideal é colocar para secar à sombra e pendurá-la de forma que fique no caimento correto. Este modo de secar evita que se formem dobras difíceis de retirar, até mesmo com o ferro de passar.

Finalizando

Retorne com a cortina para o lugar depois de verificar se está completamente seca, e antes garanta que o local onde irá pendurar a cortina está limpo.

Se ao pendurar a cortina de volta, você perceber que elas ficaram com marcas ou amassados pelo processo de lavagem e de secagem, você pode usar uma passadeira a vapor portátil para desfazer esses amassados.

Via: www.noticiasconcursos.com.br

Solicite agora mesmo orçamento com um de nossos especialistas!

Cor Cortinas e Persianas

Telefones: (31) 98344-8191
Email: corcortinasbh@geraldo
Endereço: Rua Desembargador Lincoln Prates, 131, bairro Itapoã; CEP 31710-650, Belo Horizonte, MG