Dicas Sobre Limpeza de Cortinas e Persianas!

Dicas Sobre Limpeza de Cortinas e Persianas!
2 anos atrás

Persianas e cortinas são capazes de filtrar luminosidade, proteger a privacidade, sem contar decorar o ambiente. E ficam expostas o tempo inteiro ao sol, por vezes, também expostas para poeira da rua. Assim é essencial higienizar os tecidos, ao mínimo, 2 vezes anualmente. A indicação é lavar a seco ou em casa, as cortinas compostas de tecido, pela empresa especializada.

É bom fazer de 6 a 8 meses, já que pode haver acúmulo da poeira, dificultando cada vez mais a remoção de manchas. No caso das persianas, estas não podem acumular pó e, portanto, demandam limpeza, mesmo que de maneira superficial, sendo a frequência maior.

De modo geral, é ideal a limpeza para persiana uma vez semanalmente, de forma a ao menos remover pó das lâminas. A limpeza que é mais profunda tem lugar a cada 15 dias.

Limpeza das Cortinas

Aspirador de pó pode ser utilizado para limpar mais superficialmente as cortinas. A orientação é ao menos, 1 vez semanalmente, usar aspirador de pó apresentando peça de escova para a cortina, removendo poeira de superfície, e evitando acumular em tecidos.

Utilização de aspirador de pó contando com bocal que tem escova é apropriada para que este tecido não seja, então, sugado. Para limpar mais profundamente as cortinas, isso vai mudar segundo o material deste tecido.
Tecido de poliéster é mais resistente e pode ser higienizado na água fria. É bom deixar de molho durante ao máximo o tempo de 40 minutos, e então fazer até 3 trocas da água. Depois, dispor para secagem no ambiente que não incida sol para que manchas sejam evitadas.

No caso do tergal, renda e algodão pré-encolhido podem até ser higienizados em máquina, junto ao sabão especial aos tecidos delicados. Ainda, se for possível, envoltos no saco próprio à máquina. Para cortina de veludo, umedecer pano de camurça na água morna para auxiliar na remoção do pó.
Algodão puro, linho, xantungue e seda se mostram mais sensíveis, demandando redobrados cuidados. Fazer a lavagem em casa dessas peças não é orientado, o bom é levar para lavanderia, evitando desbotar ou encolher.

Limpeza das Persianas

Para as persianas, cuidados são bastante diferentes. É exigida limpeza constante para lâminas, porque quanto maior a sujeira, mais dificuldade para limpar de modo completo

Portanto, é indicado utilizar espanador, ou mesmo escova específica, em período de 1 vez semanalmente, para retirar resíduos da rotina. E uma vez a cada período de 15 dias, realizar limpeza usando aspirador de pó, com bocal apresentando escova.

Fechar para um lado a persiana, aspirar, e então repetir processo a virar lâminas em outro sentido. Existe uma dica para limpar mais profundamente, e é simples. Juntar partes iguais de vinagre branco e água, no borrifador. Borrifar e seguir higienizando com meia. Esta limpará dois lados, e de uma vez só.

Solicite agora mesmo orçamento com um de nossos especialistas!

Cor Cortinas e Persianas

Telefones: (31) 98344-8191
Email: corcortinasbh@geraldo
Endereço: Rua Desembargador Lincoln Prates, 131, bairro Itapoã; CEP 31710-650, Belo Horizonte, MG

Fonte:
https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2020/06/como-higienizar-cortinas-e-persianas-em-casa.html